Ao Mestre com Palavras

16 outubro, 2014Flávia Frota

Ao Mestre com Palavras

Ao mestre com palavras

Herança escolar

É impressionante como em cada texto que escrevo, lembro de vocês, professores! Ensinamentos que ecoam lá de dentro e ficam repetindo em minha mente, de acordo com as dúvidas que surgem, tipo:

Consultar sempre o dicionário, não abusar do uso do que, substituir palavras já usadas por sinônimos, ser simples, clara e sucinta.

Antes de começar a redação enumerar os tópicos a discorrer – introdução, desenvolvimento e conclusão – anotar as ideias que vêm à mente e a partir delas traçar o roteiro de trabalho.

Ter cuidado com os pleonasmos – redundâncias – há anos atrás, grande maioria, elo de ligação – lugares comuns, achismos e coisficações. Quem acha não tem certeza e para coisa existe um nome.

Evitar rimas, escrever com o coração, produzir algo para valer a pena ser lido e trabalhar com criatividade. Revelar a essência e moldar os escritos com talento, prática e aperfeiçoamento.

Dar prioridade para parágrafos curtos a fim de não cansar nem confundir o leitor, tornando a leitura interessante, agradável e prazerosa. Caso contrário o leitor abandona o texto por falta de atrativos.

Estas são algumas das vozes mais comuns que ouço de vocês quando estou teclando. E ao escrever à mão recordo a importância da caligrafia, margens, cuidados com o papel e aparência da mensagem.

São conhecimentos simples e indispensáveis para fazer desde bilhetes, dedicatórias, cartões e convites, até discursos, produções textuais e qualquer outra forma de comunicação escrita.

image

Professoras Ana Maria Fernandes, Vânia Pimentel e Ritta Haikal

Palavras

Palavras o vento leva… Depende! O que foi dito com amor, e ensinado com dedicação em uma sala de aula, permanece vivo por anos. Atravessa gerações e passa a fazer parte da nossa vida, quase automaticamente, e sempre com uma recordação de ternura.

Juventude

Ah, a juventude! Temos pressa de aventuras e descobertas, mas não necessariamente sede de aprender o que dizem os livros e ensinam os professores.

Vivemos no mundo da lua, só pensamos em aventuras, só valorizamos os amigos e julgamos já saber tudo da vida.

Legado

Eis que o tempo passa e depois de longos anos você descobre um monte de anjos lhe perseguindo, ou melhor, lhe protegendo.

Trazendo toda aquela carga de conhecimento que você, muitas vezes não, valorizou como deveria. E hoje percebe ser impossível viver sem eles: sem o conhecimento e sem o legado dos professores.

Enfim você percebe que realmente o trabalho dos mestres é uma semente – plantada muitas vezes em solo árido – que cedo ou tarde frutifica. Dá, além de frutos, flores e sombra para famílias inteiras e principalmente para a sociedade, que não desiste do sonho de tornar-se melhor.

Homenagem

Queridos mestres, sintam-se todos homenageados aqui. Cada um de vocês ajudou a fazer um pedacinho de mim. E desculpem não ter aproveitado melhor o tanto de conhecimento ministrado durante as aulas e atividades extraclasse.

É importante também, lembrar os exercícios de socialização. Trabalhos de apresentação oral, espetáculos teatrais, declamação de poemas, atividades beneficentes. Atividades que estimulam os alunos a pensar, contestar, investigar e descobrir o conhecimento. E a aprenderem sobre a importância de ética, caráter, honestidade e simplicidade.

Eternas Dúvidas

Perdão professores e professoras de língua portuguesa e técnica de redação, sei que neste texto mesmo há um monte de “ques” para serem circulados de caneta vermelha. Mas confesso, este é um dos maiores desafios. Esforço-me, mas sempre há mais “ques” do que [mais um!] deveria. Ah, e “esse” e “este” também me perseguem com dúvidas infindáveis…

Não Desitir

Mas se o ditado diz: vivendo e aprendendo, eu digo: Não desisto! E ainda bem que existem os professores para ensinar, ensinar e ensinar…

Parabéns a vocês, que escrevem a vida junto conosco!

Filhas

Queridas professoras e professores das minhas filhinhas Carolina e Luciana, obrigada por terem adoçado a educação delas e assim beijado o meu coração.

Recordo cada um de vocês com saudades. Sou grata pelos cuidados, paciência, tolerância e a persistência em respeitar a individualidade delas, incentivar seus talentos e apoiá-las nas dificuldades.

Educadores

Educadores são professores que aceitam a pluralidade e respeitam as singularidades. São profissionais verdadeiramente competentes, compreendem o universo como algo muito mais amplo que sala de aula, livros, cadernos, lousa, giz e as tão niveladoras notas.

O sábio educador é aquele que encanta, surpreende e comove seu aluno, deixando marcas não só no intelecto, mas principalmente na alma.

Não transmite apenas conteúdo programático, mas principalmente ministra ensinamentos para a vida, estimula e inspira o futuro cidadão.

Obrigada!

Obrigada pelo olhar de educador verdadeiro, aquele que enxerga o aluno como um ser único e pensante e não como um mero fazedor de provas, gerador de notas e escudo para ser usado em estatísticas de concursos a favor desta ou daquela instituição.

Fotos

Emocionada com este Dia dos Professores que também é meu – sou formada em Magistério. Já lecionei para crianças, aliás, foi atividade profissional mais prazerosa que já exerci – escolhi algumas fotos para simbolizarem mestras e mestres que fizeram parte da minha vida escolar e das minhas meninas também.

Sintam-se todos homenageados e saibam, provavelmente sou capaz de lembrar os nomes de 95% dos educadores que fizeram parte da nossa formação.

Quem estiver incluído nesta história e quiser ver seu nome ou foto aqui é só comentar no blog ou me enviar um e-mail: flavia@flaviafrota.com

Será um prazer!

Parabéns e um forte abraço de parabéns a todos os mestres!

Gratidão aos que contribuirão para a minha formação e à educação das minhas filhas também.

Flávia 😉

Minha Formatura em Magistério – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – 1987 – Manaus – Flávia Frota

Aos 17 anos com meus aluninhos do maternal no CIEC – 1988 – Manaus – Flávia Frota

Meus alunos de inglês – 2016 – Manaus – Flávia Frota

image(10)

Professoras Alinne, Cristina e Socorro

image(9)

Professoras Dôra, Janete, Shirley e Jôse

Professoras Kétura, Cristiane, Nelissandra, Helen,, Márcia e Ângela

Professoras Kétura, Cristiane, Nelissandra, Helen, Márcia e Ângela

Professoras Dora, Janete, Mônica Loureiro e Professor Mádson.

Professoras Dora, Janete, Mônica Loureiro e Professor Mádson.

image(15)

Professoras Gil e Lucilene

Professoras Marta Lira e Ilma Lopes

Professoras Marta Lira e Ilma Lopes

Professoras Nelly Falcão e Yarima Lobo

Professoras Nelly Falcão e Yarima Lobo

image(12)

Professora Martha Falcão

Professoras Alinne Carvalho e Gisele Marques

Professoras Alinne Carvalho e Gisele Marques

mercedes

A professora Mercedes me alfabetizou e hoje dá aulas de reforço para Carolina e Luciana, junto com a professora Roberta.

Professoras Carmem Lúcia e Irmã Aglair

Professoras Carmem Lúcia Santoro e Irmã Aglair

Professores Lara e Adelton Matos

Meu Diploma de Magistério

Meu Diploma de Magistério

 

Posts relacionados ao assunto, você vai gostar de ler:

Foi Ela quem tudo fez – Irmã Anita

Professora Martha Falcão – O Rastro da Semeadora

Doces Lembranças

Amada Mestra – Professora Ylsa Honório

Janaúba

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Primeira Impressão

Poesia de Mãe

Educação é Privilégio

Vamos Montar uma Biblioteca Ribeirinha?

 

Aguardo você nas redes sociais. Curta, comente e compartilhe sem moderação. Obrigada!

Facebook: Flávia Frota
Instagram: FlaviaFrotaC
Twitter: FlaviaFrotaC
YouTube: Flávia Frota – Se inscreva no canal
www.FlaviaFrota.com