Bienal do Livro Amazonas

27 abril, 2012Flávia Frota

Manaus é sede da 1ª Bienal do Livro na Região Norte

De 27 de abril a 6 de maio Manaus é a capital literária do Brasil ao receber sua primeira edição da Bienal do Livro.

Durante o evento o Blog Atividade Pensante vai mesclar suas crônicas com notícias quentinhas direto da Bienal.

Fique ligado no Blog Atividade Pensante e participe da Bienal do Livro Amazonas!

O horário de funcionamento é das 10h às 22h.
As entradas custam R$2,00 (inteira) e R$1,00 – meia-entrada para estudantes e idosos.
Local: Studio 5 Centro de Convenções – Av. Rodrigo Otávio. 3555. Distrito Industrial –

http://bienaldolivroamazonas.com.br/

Além de concentrar em um mesmo ambiente, livrarias, editoras e distribuidoras que comercializam seus títulos diretamente ao público nos estandes, a 1ª Bienal do Livro Amazonas oferece uma vasta programação cultural.

Para a edição no Amazonas, as atividades da programação cultural estão distribuídas entre:

Tacacá Literário
Livro Encenado
Floresta de Livros
Território Livre

Neles, os visitantes terão acesso aos convidados, lançamentos e debates, todos voltados à literatura.

Tacacá Literário

O Tacacá Literário é uma releitura do Café Literário existente em outras Bienais do Livro que, para a edição do Amazonas, recebeu este nome no intuito de valorizar a cultura local. A atividade, carro-chefe da 1ª Bienal do Livro Amazonas, apresenta discussão de temas sobre o livro, a leitura e a literatura. Ao todo, serão 21 encontros com dois escritores e um mediador por vez. Cada sessão terá duração de 90 minutos, onde será conduzida uma entrevista seguida de perguntas feitas pelo público.

Tacacá Literário reunirá importantes nomes da literatura atual. No dia 29 de abril, o escritor angolano valter hugo mãe participará da mesa “Português: Desafios de uma Escrita”, enquanto o argentino Andrés Neuman, na segunda-feira, dia 30 de abril, estará na mesa “Um Continente, Muitas Vozes”, que vai abordar a riqueza da literatura latino-americana.

Entre os destaques nacionais estão confirmados para a Bienal Amazonas a autora chilena, radicada no Brasil, Carola Saavedra, convidada da mesa “O Poder do Escritor” e o gaúcho Fabrício Carpinejar, escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet, que estará na mesa “No Meio do Caminho Tinha um Verso”.

A primeira sessão do Tacacá Literário, dia 27 de abril, às 18 horas, terá dois destaques da literatura brasileira e amazonense. Marcio Souza e Thiago de Melo integram a mesa “Conversa de Mestres” e vão dialogar sobre a importância da leitura no fortalecimento da cidadania.

Livro Encenado

Um banquinho, um ator e um livro para ler, como uma conversa ao pé do ouvido. Assim, em tom intimista, será o Livro Encenado, uma das quatro atividades que integram a programação cultural da 1aBienal do Livro Amazonas. Cada sessão terá 50 minutos de duração tendo o público como espectador e o ator como mensageiro do principal protagonista do espaço: o livro.

Atores convidados irão narrar trechos de livros como “Suíte para os habitantes da noite”, de Aníbal Beça; “Relato de um certo Oriente”, de Milton Hatoum; “Gente dos Seringais” e de Álvaro Maia“ e Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Floresta de Livros

Um mundo encantando onde o fantástico é a regra. Assim, contando histórias que se perpetuaram no boca a boca, sem constar em livros ou ter autores definidos, o espaço Floresta de Livros promete oferecer uma programação lúdica para crianças com idade até 12 anos.

Com cenário de floresta, palco em formato de semiarena e arquibancada, a Floresta de Livros irá apresentar 57 sessões com quatro histórias diferentes. Todas ricamente ilustradas com recursos visuais, diferentes a cada apresentação. No palco, as histórias serão contadas e encenadas pelo grupo amazonense de teatro ArtCena.

Os contos têm origem em diferentes partes do mundo, como Europa e África, além do Brasil. É o caso do clássico europeu “O Sapo e A Princesinha” e do conto africano “Ananse e O Baú de Histórias”, que narra o surgimento de todas as histórias. Ainda constam na programação da Floresta de Livros os brasileiros como “A Casa do Coelho” e “Juca e A Serpente”.

A Floresta de Livros é a atividade que abre oficialmente a Bienal do Livro Amazonas. A sessão inaugural terá “A Casa do Coelho” e “Ananse e O Baú de Histórias” e acontecerá às 12h30, de sexta-feira, dia 27 de abril.

Território Livre

Do Bullying ao Mundo Sustentável, passando pelas redes sociais. Temas diversos como num balaio de assuntos, prometem fazer do Território Livre o espaço mais democrático da 1ª Bienal do Livro Amazonas. A arena de debates vai trazer assuntos da atualidade, especialmente, de interesse do público jovem. O formato é simples: primeiro uma exposição do assunto e depois abre-se espaço para as perguntas do público. Cada uma das 11 sessões terá uma hora de duração.

No centro do debate estarão nomes como o jornalista e escritor Guilherme Fiúza como palestrante do tema “Drogas e Violência”. Guilherme é o autor do livro “Meu Nome Não É Johnny”, que inspirou o filme homônimo de 2008, e João Estrella o personagem principal. O ator e escritor Antonio Calloni será presença no debate “Encontro Marcado com a Poesia”. O deputado estadual no Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, vai discutir “As Eleições e a Lei da Ficha Limpa: Novos Personagens para Velhos Conhecidos”.

Fonte: Divulgação