Livro Encenado – Clarice Lipector por Beth Goulart

29 abril, 2012Flávia Frota
Bienal do Livro Amazonas – 28 de abril


A atriz Beth Goulart leu um trecho a obra “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector, no Livro Encenado deste sábado. A atriz também é a narradora da obra em audiolivro e interpreta nos palcos o monólogo “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”.

A atriz Beth Goulart no Livro Encenado

O romance é um ponto de vista feminino a respeito da vida. Conta, acima de tudo, a viagem empreendia pela personagem central, Lóri, em busca de si própria e do prazer sem culpa.


Fonte: http://bienaldolivroamazonas.com.br/

Confira a leitura de trechos da obra “Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres” no vídeo:

Uma Aprendizagem ou O Livro Dos Prazeres
Audio Livro – Mp3
Narrado por Beth Goulart
Aprender a amar é o grande desafio de Lóri. Professora primária, ela conhece Ulisses, que a conduz nesta viagem em busca de si própria e do prazer.
Fonte:

Simplesmente Eu, Clarice Lispector
Beth Goulart é Clarice Lispector e também suas personagens em espetáculo teatral
Foi aos 13 anos que Beth Goulart leu pela primeira vez “Perto do Coração Selvagem” e achou ali uma grande identificação com a autora, Clarice Lispector. “Eu era uma adolescente imaginativa, vivia muito mais o mundo interno, que só ela [Clarice] entendia”, confessa a atriz. A admiração cresceu com o tempo e, há dois anos, Beth decidiu se debruçar sobre a vida da escritora e levá-la para os palcos –a peça fica até 20 de junho.

Assim, nasceu “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, escrita e dirigida por Goulart, que recebeu o Prêmio Shell – RJ como melhor atriz por sua interpretação no espetáculo que está no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), no centro de São Paulo.

“Foram dois anos de muita leitura, usei minha intuição para selecionar os textos, trechos de entrevistas e cartas. Revi tudo com uma lente de aumento e tentei trazer para o palco uma sensação compartilhada da Clarice”, conta a atriz.

Sozinha no palco, Goulart interpreta a autora e quatro de suas personagens: Joana, de “Perto do Coração Selvagem”; Ana, do conto “Amor”; Lóri, de “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres”; e uma outra mulher sem nome, do conto “Perdoando Deus”.
“É uma conversa com o público”, explica Goulart. “Uma experiência só possível no teatro, com a plateia sentindo comigo.”

O espetáculo mostra a trajetória de Clarice em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições. Uma autora e seus personagens dialogando sobre a vida e morte, criação, Deus, cotidiano, palavra, silêncio, solidão, entrega, inspiração, aceitação e entendimento. 

Serviço:
Data: 04 de maio
Horário: 21:00
Local: Teatro Oi Brasília – SHTN Trecho 1, Lote 1-B, Bloco C – Asa Norte – Brasília (DF)
Valor do ingresso: R$60,00 / R$30,00 (meia)
Classificação: 12 anos
Direção: Pierina Morais
Elenco: Beth Goulart
Duração: 60 minutos
Vendas online: Ingresso.com


Fonte: