Xô Donzelos!

19 agosto, 2016Flávia Frota

Donzelo 1

Homem na sala de espera de uma cada de depilação em Manaus

Xô Donzelos!

O universo das mulheres é cheio de particularidades, manias e rituais. Há ocasiões em que apenas a nossa companhia basta, como nos momentos de intimidade feminina.

Casas de Depilação e Estética

Que surpresa desagradável é adentrar a um estabelecimento desta natureza e encontrar donzelos – leia-se homens – na sala de espera. Eles estão ali só para donzelar e incomodar. Não se tocam! E as mulheres que gostam de andar escoltadas por seus marmanjos não se tocam mais ainda.

Poxa, será que o cara não pode ir dar uma volta, aguardar lá fora, fazer outra coisa que não seja adentrar em um templo feminino sagrado? Rapazes, respeitem os locais em onde a mulherada quer e precisa se sentir à vontade!

As boas casas de depilação são exclusivamente femininas ou masculinas justamente para que cada qual possa ficar no seu quadrado sem constranger ninguém.

Salões de Beleza

Esticar as penas para fazer pedicure sem ter que se preocupar com a saia é um dos exemplos de que a frequência de homens por ali é indesejada. A presença dos cabeleireiros do sexo masculino é perfeitamente aceita – até porque eles estão a trabalho e, além do mais, sabem respeitar os limites. Mas maridos, namorados e clientes do sexo oposto geralmente não são bem-vindos.

Para tudo há uma questão de bom senso. O cara que entra, corta o cabelo e vai embora, vá lá que seja! Mas o marido da cliente – ou da dona do estabelecimento – que fica de olheiro, os parceiros das funcionárias que entram para ficar esperando o final do expediente e aqueles homens que vão fazer as unhas e ligam a matraca no volume máximo, aff… só matando! [Acreditem, eles existem!].

Cenas de um Atelier de Costura

Compartilho com vocês o episódio que presenciei em um atelier. A sala era minúscula, com tudo misturado: costureiras, recepção, apenas um provador e nenhuma cadeira ou espaço para acompanhantes.

Uma calma donzela experimentava um monte de roupas, enquanto as outras clientes aguardavam em pé e pacientemente a vez de usar a cabine.

O namorado – ou marido – segurava a bolsa dela e palpitava sobre os ajustes a serem feitos nas roupas. Vai te catar! Quer ficar dando pinta de segurança e motorista da moçoila, tudo bem, mas fica na tua, cara! E a tua é lá fora! Afinal de contas, se a tua garota se alegra com isso, as outras clientes normalmente ficam incomodadas e sentem-se invadidas pela falta de discernimento de vocês dois.

Barbearias

Elas são a última tendência, go boys!

Lá vocês podem curtir suas fantasias metrossexuais entre amigos, conversar, assistir um jogo de futebol e talvez até tomar uma cervejinha gelada.

Mas atenção proprietários, caso vocês tenham um salão de beleza feminino e uma barbearia em um mesmo prédio, fiquem atentos para não misturar a clientela, públicos distintamente separados, por favor. Caso contrário a propaganda vai soar enganosa.

Lojas de Roupas

Aqui o ambiente é mais diversificado, mas mesmo assim é preciso ligar as antenas e sentir o termômetro, às vezes tudo bem, pode entrar. Mas dependendo do espaço e do público, tome uma pílula de semancol e não se demore.

É claro, a gente compreende, o casal pode estar passeando, viajando, ou o pai acompanhando as filhas adolescentes, tudo bem… nós até aplaudimos o excelente desempenho de companheiro ou pai presente. Mas cuidado para não ser intrometido nem espaçoso, aguardar lá fora pode ser mais sensato e educado.

Nem Feminismo nem Machismo

Tudo precisa ser interpretado com sensatez e flexibilidade. O importante é cada um perceber se não está sendo invasivo, desagradável ou mal educado.

Essas regrinhas básicas de convivência servem não apenas para homens, mas também para mulheres – que são as principais responsáveis pelos acompanhantes a tiracolo. Estejamos atentos também quando se tratar da companhia de crianças e pets.

Salas de Espera e Banheiros Separados X Lucro

A ideia de espaços separados é boa, mas parece ser financeiramente inviável no Brasil. O empresário precisaria de um espaço maior, o que resulta em mais despesas e consequentemente serviços mais caros.

O mundo dos negócios só se sustenta com lucro e ter preço competitivo faz toda a diferença. Por isso pode não ser tão vantajoso investir em salas de espera adicionais – ou seriam “pracinhas para donzelos sentarem e curtirem o tempo livre”?

O empreendimento é destinado ao publico feminino ou masculino? Quem é responsável pela receita, elas ou eles? Essa resposta sinaliza para quem você deve estender o tapete vermelho e a quem fechar a porta. Afinal de contas, os acompanhantes ocupam espaço, incomodam, e não geram faturamento à empresa.

Se o ditado “os incomodados que se mudem” for levado em consideração, vai ter muita mulher mudando para outra freguesia. Dica para ganhar a fidelidade das clientes, uma placa na porta: Clube da Luluzinha – Entrada restrita para ELAS.

É isso, e xô donzelos!

**************************************************

P.S.: Gente, conversei com algumas leitoras para saber o que achavam do assunto. 

Cito aqui dois depoimentos:

“Eu acho desnecessária a presença masculina em casa de depilação ou qualquer ambiente exclusivamente de serviços aos cuidados íntimos femininos, assim como a de crianças também.  Realmente é algo que me incomoda.

Não é ambiente para eles ficarem. A mulher PRECISA aprender a organizar o tempo dela para ir a esses lugares sozinha. Tanto a mulher que permite isso como o companheiro que aceita ir, ambos estão invadindo o espaço. Fica um clima de desconforto, até porque esses lugares são pequenos e normalmente só têm um banheiro.

Outra coisa é a gente ir para o salão de beleza e ter que ficar sendo observada pelo marido que não faz nada além de segurar a bolsa da mulher incapaz de ir fazer a unha sozinha. Afff não, sem necessidade!

Um exemplo sobre esse tipo de invasão foi no consultório da minha ginecologista uns anos atrás. A sala, por ser pequena, só tinha capacidade para acomodar no máximo 8 pacientes. Mas algumas grávidas sem noção, quando iam se consultar, levavam marido, mãe, sogra, filhos e superlotavam o espaço, gerando desconforto e muitas reclamações das outras pacientes

A médica pedia com cuidado paras as grávidas levarem no máximo UM acompanhante por consulta, mas não era atendida. Depois de não ter resultado, ela passou a PROIBIR tal prática através da secretária – ao marcar consultas – e também cartazes afixados na parede. Ela precisou constranger as sem noção para que o espaço das demais pacientes fosse respeitado.

-Você acha que os estabelecimentos deveriam se posicionar para impedir a entrada de homens e crianças, como fez a sua médica?

Sim! Com certeza sim. Infelizmente brasileiro, em geral, é mal educado e não tem bom senso, e nesses casos o responsável pelo estabelecimento deveria se posicionar impedindo mesmo”.

Mahira

“Há 28 anos moro nos Estados Unidos, a realidade aqui é outra. Com a minha experiência de vida e cultura americana, não vejo problema dos donzelos frequentarem salões de beleza ou casas de depilação porque tudo aqui e muito disciplinado. Ou seja, tem espaço para os dois sexos, sem perdermos a nossa liberdade. Aqui tudo é feito com hora marcada e temos ambientes separados, como banheiros também.

Este tipo de estrutura deixa os clientes de ambos os sexos satisfeitos, sem constrangimentos. Os donzelos, não conversam nem ficam te mirando.

Por esta razão é que eu não vejo problema. Agora, como a realidade no Brasil é outra, deve ser um horrível! Porque sem estrutura e educação fica mesmo difícil dividir o espaço com os donzelos.

Aqui em Miami há muitos salões só para fazer as unhas e todos são de proprietários orientais. Os homens asiáticos fazem as unhas das mulheres com um respeito que não tira a nossa liberdade”.

Carmen

E você, qual é a sua opinião a respeito do assunto?

Deixe seu ponto de vista nos comentários, vou adorar ler e responder.

 

Obrigada Mahira, Carmen e todas as leitoras que me colaboraram com suas opiniōes.

image


Clique aqui para ler o post: Sua Majestade O Cliente

.

Aguardo você nas redes sociais. Curta, comente e compartilhe sem moderação. Obrigada!

Facebook: Flávia Frota
Instagram: FlaviaFrotaC
Twitter: FlaviaFrotaC
YouTube: Flávia Frota
www.FlaviaFrota.com