Namorados

14 junho, 2013Flávia Frota
Isabelle e Joseh

Isabelle e Joseh

Ontem foi o Dia dos Namorados e hoje é Dia de Santo Antônio, tudo conspirando a favor do romantismo… muita inspiração para essa romântica aqui que vos fala! E enquanto eu acompanhava o festival de fotos e declarações de amor nas redes sociais quatro casaizinhos me comoveram pela beleza, simplicidade, pureza e juventude.

Por isso elegi as “4+”, são fotos que inspiraram meus escritos de hoje, imagens perfeitas que ilustram a magia do amor e traduzem perfeitamente a emoção dos enamorados.

Os casados, separados e menos jovens que me perdoem, mas Dia dos Namorados gostoso mesmo é para os adolescentes e jovens! Não estou falando de melhor nem pior, apenas diferente. As fases da vida passam, os prazeres mudam, o amor pode permanecer, mas é inevitável que se transforme, caso contrário, não sobrevive, morre!

Não adianta dar pinta de adultescente nem de envelhescente, você pode até parar no tempo, se quiser, mas o tempo nunca vai parar em você. Sabemos que um coração dilacerado cura e cicatriza, mas as cascas da ferida – ao mesmo tempo que o fortalecem – o petrificam, endurecem, o tornam mais desconfiado e cauteloso. É assim que o gostinho do namoro adolescente vai embora, escorraçado pela realidade da vida, nem sempre tão doce, e muitas vezes tão amarga.

Beijos apaixonados e sem fim, friozinho na barriga, tremor nas pernas, mãos geladas, são sintomas universais de paixão. Mas infelizmente são temporais, não se repetem nunca mais com a mesma intensidade e beleza!

Por isso hoje escrevo sobre os pombinhos jovens e apaixonados, livres, apressados, sedentos de amor pela vida, por seus pares e principalmente pelas descobertas.

Ao ver essa primeira e linda foto parei enamorada nesse jovem casal cheio de vida e felicidade! Confesso que fiquei hipnotizada, olhando por muito tempo o beijo romântico de Isabelle e Joseh… Foi essa foto que impulsionou com maior intensidade a produção deste texto que você está lendo.

Pouco tempo depois surgiu a foto de Marcelo e Raiane com esta linda declaração de amor: “Sempre quis uma namorada para dividir esse dia, mas nunca imaginei ser tão incrível como foi”. E as camisetas mais apaixonantes do mundo…

Marcelo e Raiane

Marcelo e Raiane

Aí vejo então meu casalzinho baby mais lindo! Gabriela e Bernardo que começaram a namorar aos 14 anos e estão prestes a completar o primeiro ano de romance. Que brilho lindo no olhar, inocência, pureza, curiosidade e paixão!

Gabriela e Bernardo

Gabriela e Bernardo

Enfim lembrei que a primeira foto que me chamou atenção foi a da Mariana com o Rodrigo, numa pose super romântica –  colo de casamento – ao fundo o pôr do sol e um beijaço de tirar o folêgo!

Mariana e Rodrigo

Mariana e Rodrigo

Agora vou confessar um segredinho, me emocionei e até fiquei com os olhos marejados, viajei com os quatro casais nessa emoção e fui tocada a escrever este post comemorando o amor deles, e de todos que estão vivendo ou já viveram momentos maravilhosos como esses.

Lembrei da música Acima do Sol, de Skank: “Mas o caminho só existe quando você passa…” Só quem trilhou esse caminho conhece as maravilhas das quais estou falando, e jamais as esquecerá.

 

EXAGERADO (Isagerada né, Isabelle?)

Atualmente os namoros são muito mais românticos, abertos e as declarações de amor exageradas! Como cantou Cazuza, “exagerado, jogado a seus pés eu sou mesmo exagerado…”. Houve um tempo em que o amor era mais contido, não somente no plano físico, mas principalmente na manifestação de sentimentos e emoções.

Época em que declarar-se abertamente era tido como perigoso, você poderia ser interpretado como babaca e seu parceiro querer usar e abusar do seu amor por ter certeza dele. Então a receita era morrer de amor em silêncio, para que o outro não soubesse que era dono do seu coração, que lhe deixava de quatro, que você morreria de amor se fosse abandonado…

Ainda bem que passou, e hoje os namorados declaram-se abertamente sem medo da felicidade. Sabemos que muitas vezes as palavras vêm antes dos sentimentos, o que é uma pena. Mas aí cabe a cada um investigar seu parceiro e perceber o amor nos atos e não nas palavras, presentes, flores e chocolates. Essa regra é antiga e continua valendo, por ser a mais segura e verdadeira de todas.

O namoro dos jovens é autêntico, descompromissado de obrigações, comprometido apenas com a felicidade do momento, envolve magia, novas sensações e os dois passam a escrever juntos a sua história no caderno da vida, ainda tão em branco…

O fetiche da juventude contém o mesmo encantamento do namoro juvenil, a inocência da idade, os cabelos esvoaçantes, as mãozinhas que se encaixam perfeitamente, os sorrisos sem razão, o brilho no olhar, a cumplicidade que dispensa palavras e a sedução a flor da pele…

E emoção das pernas que tremem ao ver o ser amado, a saudade desesperadora que é capaz até de matar, a paixão enlouquecedora, tudo é tão intenso, grande e urgente, que parece impossível suportar tanta afetividade dentro do peito. Dá vontade mesmo é de gritar, correr, pular, se jogar de cabeça e de mãos dadas nessa aventura extasiante!

Ah! São tantos os prazeres dessa fase de felicidade plena e ao mesmo tempo tão incompleta… Onde sonha-se tanto com o futuro sem saber que o presente é que é o melhor presente!

 

Recordações e nada mais

As recordações dessa fase permanecerão para sempre guardadas na memória, num lugar que apenas você terá acesso, ele se chama Meu Infinito Particular, ali estarão todas as suas lembranças alegres e tristes, intactas, seguras, reservadas só para você.

Amores vêm e vão, mas a juventude vai para sempre e com ela leva a magia e o encantamento desses namoros como os ilustrados aqui, só o que permanece é aquilo que o coração eternizou.

Amor, memória e saudade são sentimentos capazes de imortalizar emoções! E como pensamento é tudo, basta fechar os olhos e você estará de volta lá… Mas muito cuidado, essa caixinha de recordações deve ficar bem guardada na prateleira do passado para não atrapalhar sua vida, e ser aberta somente de vez em quando, sem nostalgia, apenas com prazer.

 

P.S.: Escrever para a juventude

Sempre sonhei em conquistar esse público leitor, vocês jovens! Se gostarem, por favor, falem comigo através de comentários, deem toques, participem, digam o que gostam de ler. Terei enorme prazer em ouvir as opiniões de vocês! Ah, também compartilhem e indiquem o blog para seus amigos descolados, eu vou pirar de alegria!!!

Saibam que é bom demais escrever para vocês e sobre vocês! Eu sou apaixonada pela ousadia da juventude, vivo observando as atitudes de vocês, sou uma olheira atenta e perspicaz.

 

Frases

“O casamento tem uma paz de águas calmas e o namoro a euforia das águas turbulentas!” Eu – FFC

“Que seja infinito enquanto dure”. Vinicius de Moraes

“Em um momento se vive uma vida”. Filme Perfume de Mulher

“As pessoas esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir”.

“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Fernando Pessoa

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. Fernando Pessoa

 

 Clique aqui para comprar o DVD do Skank

 

 Você também vai gostar de ler:

Clique aqui para ler: Vinicus, o poeta da paixão

Clique aqui para ler: Sempre Gabriela

Namorados são feitos de Amor