Novo Visual

10 julho, 2013Flávia Frota

Em outubro de 2011 surgiu rapidamente a ideia de fazer um blog e eu não fiquei pensando nem planejando, criei imediatamente. A princípio a intenção não era de escrever, mas apenas compartilhar bons textos lidos por mim.

Logo nos primeiros dias, pesquisando, encontrei um outro blog dizendo que meu plano não era aconselhável, que cada blog deveria ter conteúdo inédito, eu compreendi e concordei.

Se há uma frase que define minha vida é:

“Para mim as coisas jamais foram fáceis, porém nunca foram difíceis”.

A sorte, o destino e o acaso sempre estiveram a meu favor, e como blogueira não foi diferente.

Poucos dias depois, através do falecimento de uma pessoa querida, nascia o primeiro post escrito por mim, homenageando duas pessoas amadas e inspirado pelo poema Irene no Céu, de Manuel Bandeira. Estava dada a largada, daí para frente não parei mais…

A vontade de escrever sempre correu nas minhas veias, só que eu não percebia, de repente, como num milagre, as palavras foram se soltando, os assuntos surgindo e o talento desabrochando. Lembro das palavras de uma amiga: – “A Flávia saiu do armário das letras”. Ela traduziu tudo!

De repente passei a exercitar e colher frutos de uma vida inteira de estudos, leituras, observações, aulas de literatura, língua portuguesa e jornalismo. Vale enfatizar que sem ler, eu jamais conseguiria escrever. E se tivesse que escolher somente um dos dois, sem dúvida eu ficaria com a primeira opção.

A leitura abre as portas para a escrita, forma o escritor, para mim seria impossível escrever sem ler. Sempre gostei de ler tudo, bula de remédio, rótulos de embalagens, placas, cartazes, cadernos e claro, livros.

Considero-me uma humilde leitora, quase não leio clássicos e leio muito menos do que gostaria. Tenho sempre uns 20 livros esperando sua vez na fila, aí compro ou ganho outro que às vezes passa na frente. Sem falar na lista quase infinita dos que ainda pretendo ler.

Já me acostumei com a leitura digital e estou adorando os e-books. Ao invés de grifar os livros – como tenho mania – copio e colo no bloco de notas, fazendo assim ótimos fichamentos.

Mas sim, eu estava falando do blog, claro! E a leitura é a razão dele existir. Ele nasceu como uma criança enxerida, sem ser programado, não tinha proposta, linha editorial nem nada, apenas a vontade de fazer, e fiz!

Lembro de uma palestra do jornalista Flávio Fachel quando eu era estudante da UFAM, ele disse aos alunos: – Façam, façam qualquer coisa, mas façam! É isso mesmo, planejar é preciso e importante, mas muitas vezes, a gente se perde, se inibe e se atrasa planejando. Por isso, quando der a louca, vale a pena desobedecer o bom senso, ultrapassar os protocolos e seguir os conselhos do repórter.

E assim o blog foi se estabelecendo, logo eu descobri seu objetivo: Incentivar a leitura, a escrita e o pensamento… e escolhi uma frase para representar meu trabalho:

“De todas as liberdades a mais inviolável é a de pensar”.

Desde o início eu poderia ter feito o que estou lançando hoje, um blog com design atraente, fácil e interativo, facilitando e atraindo o acesso de visitantes. Mas fiz questão de não primar logo pela aparência justamente para evitar atrair pessoas através do apelo visual, mas sim pelo conteúdo.

Meu objetivo é conquistar leitores, e confesso, não apenas para o Atividade Pensante. O princípio maior é despertar o gosto pela leitura, pelos livros. E quem gosta de ler é esperto o bastante para saber que bons textos não estão necessariamente vinculados ao apelo de marketing e design.

O visitante que entrar aqui pela aparência, só ficará se gostar de ler. E no início do blog acreditei que muitos acessos de um público que não fosse leitor, iria mais me atrapalhar do que ajudar. Agora sim, já tenho um público de leitores fiéis e interessados nos meus textos.

Por isso, com calma e paciência, aguardei o momento que considero exato para apresentar a você, leitora querida e leitor amigo, o novo visual do Atividade Pensante. Tudo aqui foi minuciosamente pensado por mim e executado por um profissional. Desde o início do blog eu já tinha a visão imaginária de como queria a logomarca e as cores desejadas.

facebook-avatar (1)

Aqui a ideia é pensar e falar, expressando-se através do pensamento e da escrita. Tudo isso só é possível através da leitura, que procuro incentivar.

Ao organizar o layout fui mais uma vez muito criteriosa e detalhista, buscando sempre propor a você, leitor(a), tudo que eu considero importante. Hoje o blog nasce de novo, e daqui para frente ainda terá alguns ajustes e aperfeiçoamentos que eu e vocês considerarmos necessário.

Por isso peço mais uma vez a opinião e os comentários de todos. E por falar em comentários chegou a hora de fazer o que mais gosto, agradecer!

Agradecimentos

Escrever é um trabalho como outro qualquer, requer tempo e empenho, e sem dúvida é uma espécie de dádiva da natureza, benção divina e talento aperfeiçoado com dedicação. Por isso, como em quase tudo na vida, temos que deixar a vaidade e o orgulho de lado e reconhecer que na verdade somos apenas instrumentos dos planos do Criador.

Para mim, escrever é algo que flui com naturalidade, não posso me gabar de nada, sei que toda a inspiração vem de Deus, e como tudo que Ele dá Ele tira, esse dom também pode ser retirado de acordo com a sua vontade. Por isso agradeço em primeiro lugar a Deus, pela saúde, inteligência e as inúmeras oportunidades que vem me dando ao longo da vida.

E vocês leitores e leitoras, são a razão de eu estar aqui, pensando e escrevendo, por que todo mundo que escreve quer ser lido, e a internet nos trouxe essa oportunidade, tão simples, fácil e gratuita.

Agradeço a cada leitor anônimo, aos mais assíduos e falantes com seus comentários, sugestões, críticas e compartilhamentos. E também aos inúmeros elogios carinhosos, às menções de quanto se emocionaram lendo cada texto, à festa de quando nos encontramos pessoalmente, enfim, obrigada por todo o retorno que me dão e principalmente pelo simples fato de lerem e gostarem do que eu escrevo.

Agradeço também à minha família, meus pais que me deram a base de tudo, valores morais, espirituais e a oportunidade de estudar. Ao meu marido e filhas, obrigada por me dividir com o computador, muitas vezes à custa de reclamações e até um certo ciúme deste meu super-amigo eletrônico.

Gratidão aos meus irmãos aqui representados pela irmã Márcia Frota, revisora oficial, tão ocupada e atarefada, mas que com muita boa vontade sempre encontra um tempinho para corrigir os textos, mesmo não sendo esta a sua área profissional de atuação. E quando aparecem erros, tenham certeza, é porque ela ainda não teve tempo de corrigir, seu olhar clínico é bastante aguçado, não deixar passar nada. (Ela ainda não revisou este).

Obrigada à minha amiga Betsy Bell, madrinha do blog, aquela que esteve com ele desde o nascimento e que vira e mexe é acionada para dicas e dúvidas.

Desculpem ter me estendido tanto nos agradecimentos, mas aqueles que me conhecem sabem o quanto eu valorizo a virtude da gratidão e se vocês me permitissem eu ainda teria um monte de nomes para citar. Há umas leitoras super-especiais que não posso mencionar pelo temor de esquecer algum nome, mas com certeza cada uma delas está lendo e irá se identificar.

Também sou grata aos protagonistas dos posts, obrigada por cederem a vida – e até certo ponto a intimidade – de vocês para os meus devaneios de aspirante a escritora!

É graças a cada um de vocês e a todos os leitores, que o meu sonho de escrever vingou e gerou até uma extensão:

flavia

Sejam bem-vindos ao novo layout do blog Atividade Pensante, o conteúdo seguirá na mesma linha anterior e em breve novas crônicas e artigos estarão disponíveis neste espaço.

Todos os textos antigos foram mantidos e estão listados em ordem alfabética no menu Índice de Posts.

Agora vamos conhecer as novidades do blog e contar aos amigos leitores!

Obs.: O novo blog ainda está em fase de adaptação, algumas ferramentas irão funcionar melhor daqui há alguns dias. Agradeço a compreensão!