O Vestido de Anitta

28 fevereiro, 2015Flávia Frota

Anitta

A polêmica da semana girou em torno do vestido usado pela cantora Anitta na festa de casamento de Fernanda Souza e Thiaguinho. O pecado da vítima foi ter trajado uma peça de loja popular, comprada por um preço acessível a muitos mortais [de R$ 349,90 por R$ 79,90 – coleção Versace para Riachuelo].

O vestido era longo – preto, bonito e moderno – e seria a roupa ideal, não fosse o preço, a loja e principalmente os fofoqueiros de plantão. Quem está criticando também não perdoa o fato da peça não ser única, exclusiva, e que outras beldades – nem tão afortunadas – possam ter igual.

Gostei da atitude de Anitta, com poder aquisitivo para torrar dinheiro no que quiser, optou por usar o que gostou e escolheu. Sem se incomodar com status ou críticas e gastando pouco, comprou um uma roupa apropriada para o evento e incomparavelmente mais barata.

É importante estabelecer o real valor das coisas, um vestido é feito para vestir, e o modelo usado pela celebridade atendeu perfeitamente a esses requisitos, além de ser adequado à ocasião. Ela poderia ter pago mil vezes mais por outra peça consagrada, mas a função do traje continuaria sendo a mesma: vestir.

Se alguém achou feio ou bonito é uma questão de gosto, logo, subjetiva e particular. Se acham que ela foi brega, também não interessa, e se só dão valor para produtos de alto luxo, também é um caso de escolha. Há uma frase que diz: “existem valores e valores” cada um tem os seus e deve respeitar o dos outros. Roupas de grife têm sua grandeza sim, mas não para todo mundo.

Então pergunto: Quem foi convidada para o casamento, Anitta ou o vestido?! Quem é importante para os noivos? Quem os abraçou calorosamente e se emocionou ao vê-los realizando um sonho de amor? O verdadeiro foco é a convidada, mas distorcemos nosso olhar desatento para acessórios irrelevantes.

Quanta futilidade de mentes empobrecidas! Reclamamos da crise financeira, da miséria, da injustiça social e continuamos sendo presa fácil de uma economia de consumo desenfreado, protagonizando o desperdício e patrocinando frivolidades.

A conduta da cantora, mostra que para estar bem vestida não é necessário desembolsar uma fortuna, e principalmente nos dá um exemplo de humildade e sabedoria: ela pode, tem dinheiro e condição para comprar dezenas de vestidos a preços exorbitantes, mas deu uma aula de bom senso e economia.

Dizem que dinheiro não aceita desaforo, e bem sabemos ser verdade, por isso é bom evitarmos ostentação, esbanjamento e vigiarmos nossa vaidade exibicionista enquanto é tempo, antes que a penúria venha bater à nossa porta e nos ensinar essas lições tarde demais.

O episódio envolvendo Anitta nos faz refletir que mesmo quem tem posses é capaz de saber viver com simplicidade, que o verdadeiro tesouro está nas pessoas e não nas coisas, mostra a importância do ser sobre o ter. Numa atitude provavelmente despreocupada, a cantora teve a oportunidade de mostrar ao público que ela é e vale muito mais que um simples – ou refinado – vestido, não importa o preço e sim o conteúdo que ele abriga.

Bem a propósito, a entrega do Oscar foi dois dias antes do referido casamento, como sempre, estavam em destaque os vestidos mais cobiçados e luxuosos do planeta, e mesmo assim não faltaram julgamentos condenando o mau gosto das celebridades. Anitta bem sabia que as avaliações ao seu modelito iriam surgir também, mas foi ousada, mesmo que sua intenção não tenha sido dar aula de “democracia financeira”, ela o fez. E foi além, despertou a observação crítica dos faladores e o olhar atento dos pensadores.

P.S.: Em matéria de vestido, eu fico mesmo é com o da noiva, (by Martha Medeiros) lindo e romântico, mas que diante de línguas tão afiadas,  quase passava despercebido, não fosse a atualizada semelhança com o da minha grande amiga Betsy Bell. Vale lembrar que eu fui madrinha desse casamento que em 2015 completa 20 anos, enquanto muita noiva vestindo estilistas famosos não emplaca no amor… vai entender!?

Será mesmo que o dinheiro traz felicidade?

Bell 4

Fernanda Souza e Betsy Bell – Seria uma espécie de “Fashion Plágio”?

 

Bell 3

Fernanda Souza e Betsy Bell – Bom gosto similar