Relato de Mãe

05 abril, 2014Flávia Frota

Bico Lino

 

Ultimamente ando com meu lado mãe mais aflorado do que nunca, e olha que quem me conhece sabe como eu sou muito mãe (risos)!
Hoje é o aniversário da Dani – Daniela Zimmer – fonoaudióloga que ajudou no desenvolvimento das minhas duas meninas, Carolina e Luciana. Ao escrever um post de parabéns para ela no Facebook, lembrei da nossa história juntas: Eu, Dani, Ca, Lu e Rossi – a pediatra.
E por coincidência – ah, eu não acredito em coincidências, para mim é sintonia mesmo – esta semana lembrei muito da Rossi – Rossiclei Pinheiro – , de seus cuidados, sua intuição quase “cigana”, seu profissionalismo que cura, conforta e ajuda a criar filhos saudáveis e felizes.
Como sou louca por livros, fui até à estante buscar dois exemplares que ilustram essa historinha:
Bel e Leo Vão ao Pediatra foi leitura rotineira aqui em casa, elas adoravam, principalmente a Luciana, minha caçula. Embora a Rossi seja testemunha que a teoria na prática é diferente (risos), essa leitura encantava a Luciana, que lia e relia diversas vezes, junto comigo. Ela apreciava a naturalidade de ir ao pediatra, e como a consulta pode ser um programa legal. Embora quando chegasse a vez da consulta dela, esquecesse de tudo e… ai, ai, ai, é melhor nem lembrar, né Rossi?

 

Hora do Sono e da Leitura

 

Eu sempre adorei ser mãe, e para mim é a hora mais mágica, gostosa e principalmente calma, é aquela que os filhos vão para a cama dormir como anjinhos – anjinhos que nem sempre entram em cena durante o dia de extrema molecagem.
E para completar a delícia desse momento, é também a hora da leitura. Quantas e quantas vezes fomos dormir lendo esses dois livrinhos, pele na pele quente e macia, olhinhos arregalados de encantamento e perguntas curiosas e inteligentes. Para completar, relatos do cotidiano vivenciados nos consultórios da tia Rossi e da tia Dani.
Bela e Bico Lino foram os companheiros que ajudaram a Luciana a romper o sério e difícil relacionamento com a chupeta, foi quase um parto, diversas tentativas e… nada! A Carolina foi mais decida, jogou a dela no lixo e pronto!

 

Bye, Bye Chupeta

 

Em uma das diversas tentativas de despedida, a Luciana trocou as chupetas com o Papai Noel pela boneca Ananda. Depois que o velhinho levou o que lhe pertencia no acordo, ela chorou copiosamente e se arrependeu, então disse aos prantos: – Mãe, liga para ele que eu quero minhas chupetinhas de volta, eu devolvo a Ananda. Expliquei que o velhinho não tinha telefone, quando ela prontamente falou aos berros: – Liga pro celular!!!
Mas o pacto não pôde ser desfeito, ela chorou dias e noites, mas teve a boneca para lhe consolar, além do efeito que o livro da Bela e Bico Lino já vinham despertando nela.
Enfim, a etapa da chupeta foi vencida com sucesso. Graças à tia Dani, ao livrinho que ela deu de presente, à persistência da família e principalmente ao amadurecimento e força de vontade da Luciana.

 

O Legado

 

Pessoas queridas e livros marcam nossa vida, acompanham nossa trajetória e se eternizam em nossas lembranças, assim como esses personagens reais e fictícios retratados aqui. Então mamães e papais, se estiverem precisando esclarecer aos filhotes como encarar na boa a consulta ao pediatra e como lidar com a despedida da chupeta, leiam esses livros com seus filhotes.
Vocês vão perceber que, como diz o ditado, a felicidade não é o fim, é mesmo o caminho… A batalha diária, os desafios e os momentos de afeto, compreensão e também firmeza, valem muito a pena, recompensam e depois se perpetuam em nossas melhores lembranças.
Um beijo de muito obrigada à tia Rossi, tia Dani, Bela, Bico Lino, Bel e Leo. (Ah, e à autora de Bel e Leo Vão ao Pediatra, que também se chama Luciana).

 

Gostou? Comente e compartilhe.

Você também vai gostar de ler:

 Meninas

Clarissa e Carolina

Sempre Gabriela

 Is@ bella – feito por mim