Libertação

03 junho, 2013Flávia Frota

 

Ivanete Trindade – O teu lugar é no Senhor, amiga!

Recentemente uma grande amiga foi chamada para junto do Senhor após cumprir sua missão na terra. E por tratar-se de um ser humano muito evoluído a quem tive a sorte de conhecer, quero dividir com vocês, leitores, essa experiência engrandecedora.

Falar da Ivanete envolve alegria, amor pela vida e disposição para lutar por ela. A tristeza tentou fazer parte de sua existência e até conseguiu em vários momentos, mas nunca tomou lugar de destaque e jamais a fez fraquejar, desistir, nem se lamentar.

Uma homenagem póstuma é algo que não me agrada e nem combina com o espírito alegre e imortal da minha amiga. Ela permanece viva na memória de todos que foram agraciados pela sua luz e acreditamos que agora ela está em um lugar feliz no qual um dia nos reencontraremos.

Por que ela foi uma pessoa tão marcante? Pela sua felicidade nata, creio que era daquelas pessoas que já nascem destinadas para a alegria e principalmente para fazer os outros felizes.

Sua vida não foi nada fácil e ao mesmo tempo ela diria que nunca foi difícil. Isso porque todos os problemas que tentaram lhe derrubar foram vencidos por uma fortaleza de fé e otimismo.

Entre outras adversidades, a maior de todas foi o câncer que ela enfrentou nos últimos 9 anos. Mas foi daí que ela –  ao invés de se abater – reuniu forças para além de prosseguir, ajudar outras pessoas a se levantarem também.

O maior diferencial da Ivanete é que mesmo sendo submetida a 9 cirurgias de grande porte, tendo a vida por um fio em várias ocasiões, ela sempre desafiava a medicina, vencia os obstáculos e conseguia se manter contente.

Nos momentos mais críticos, em que a família e os amigos pareciam fraquejar, era dela que partia a grandeza de reagir, ela que proclamava a fé, ela que dizia palavras de ânimo e conforto.

Quando passava por fases mais desafiadoras, nós a procurávamos tentando auxiliá-la com consolo e palavras de alívio. Mas ela sempre surpreendia, mostrando-se tão tranquila e preparada para os percalços da trajetória, que ao invés de a ajudarmos, nós é que éramos beneficiados pelo seu sorriso, palavras de ânimo e fé em Cristo.

Por isso eu sempre dizia a ela que mesmo seu corpo estando doente, sua cabeça era extremamente saudável, enquanto tantos de nós temos o corpo sadio e a mente adoentada.

Muitas pessoas têm poder, status, saúde e acesso a tudo que o dinheiro pode comprar, mas lhes falta otimismo, esperança e vontade de viver. A Ivanete não contou com nenhum tipo de facilidade na vida, mas conseguiu ser uma fortaleza de valores morais e espirituais de causar admiração a qualquer um.

Devido a sua maneira otimista e amorosa de encarar os fatos, ela atraia tudo de bom para o seu redor, uma família dedicada e prestativa, amigos verdadeiros e recursos para tocar seu tratamento e prosseguir com entusiasmo.

Há poucos meses, mesmo estando desenganada pela medicina, ela fez uma viagem ousada, onde aproveitou bastante e tudo deu certo. Confesso que fiquei apreensiva com seu estado de saúde até ela retornar, mesmo tendo sido liberada pela médica, eu temia alguma complicação no caminho, e mais uma vez fui surpreendida pelos milagres que a fé realiza.

Ela saiu de Manaus com a viagem toda programada para ser recebida e hospedada por amigos nas várias cidades por onde iria passar. Passeou demais, foi super bem tratada, tomou banho de mar, voltou revigorada e muito feliz, já planejando sua próxima viagem para Bahia, em setembro.

Tudo isso sempre agradecendo a Deus por tantas bênçãos em sua vida, pelas pessoas dispostas a ajudar, a saúde colaborando, o destino agindo a seu favor, uma equipe médica muito humana e a família comprometida em lhe dar assistência.

Ivanete representava o encanto pela vida, estava sempre dando a volta por cima e se reerguendo quando já não havia mais quase chance.

Para mim ela foi um grande exemplo de amiga, confidente e professora de vida. Ela me ensinou a rezar com mais fervor, a confiar, e entregar os desafios nas mãos de Deus. E assim foi feito, hoje seus problemas já estão todos resolvidos, ela goza de perfeita saúde, está livre das dores terrenas e deixou seu legado de amor e perseverança para nós que ainda ficamos.

Amiga, tudo em você era luz, até seu velório foi lindo, um clima de paz e tranquilidade pairava no ar, refletindo que é assim que você vive agora.

Sinto saudades das nossas conversas, da sua sabedoria, humildade que engrandece, amor e fé que a tudo supera. Mas sei que agora, liberta, você continua conosco e muito mais presente e atuante do que antes, ao lado do Pai seus poderes se ampliaram e nossa sintonia também.

Fique em paz e se possível, zele por nós!

P.S: Queridos leitores, compartilho com vocês este hino de louvor que a Ivanete gostava muito e que tornou seu velório uma linda cerimônia de aclamação à vida eterna…

Há um lugar – (Heloísa Rosa)

Há um lugar de descanso em ti
Há um lugar de refrigério em ti
Há um lugar onde a verdade reina, esse lugar é no Senhor
Há um lugar onde as pessoas não me influenciam
Há um lugar onde eu ouço teu Espírito
Há um lugar de vitória em meio à guerra, esse lugar é no Senhor
Esse lugar é no Senhor (4X)
Há um lugar onde a inconstância não me domina
Há um lugar onde minha fé é fortalecida
>Há um lugar onde a paz é quem governa, esse lugar é no Senhor
Há um lugar onde os sonhos não se abortam
Há um lugar onde o temor não me enrijece
Há um lugar que quando se perde é que se ganha, esse lugar é no Senhor
Jesus!
Tu és tudo o que eu preciso, Jesus!
Eu te preciso

Ouça aqui: Há um lugar